quinta-feira, 15 de outubro de 2009

As pessoas não mudam, apenas evoluem

Sempre gostei de escrever, pensar na vida, filosofar... E essas atividades, antigamente, se tornavam textos postados aqui nesse blog. O problema foi que a vida tomou outros rumos, e ele ficou aqui, esquecido, abandonado, e sem atualizações. No entanto, hoje, me deu uma vontade louca de escrever, de abrir a alma, de me deixar ser vista, e volto a esse refúgio, querendo jogar minhas palavras ao vento.

Antes de decidir sobre o que escrever, me olhei no espelho por meio das minhas antigas postagens, e me vi com alguns anos a menos, uma cara mais jovem, um corpo mais magro: uma adolescente; contudo, percebi que o meu eu interior ainda é o mesmo, e achei isso incrível!

Quantas vezes ouvimos as pessoas dizerem que vão mudar, que vão agir de forma diferente, que farão as coisas na vida de outro jeito?
Acho que ouvimos essas frases constantemente, e com certeza, todos nós já dissemos isso também.
Eu, pelo menos, já disse, mais de uma vez, mas hoje, percebi, e entendi que essas mudanças nunca vão acontecer. Cheguei à conclusão de que não mudamos, evoluímos apenas.

A nossa essência nunca muda, mas, com o passar do tempo, vivemos mais, experimentamos mais, testamos e erramos mais, e uma hora ou outra, finalmente, acertamos mais, porque evoluímos.
Aprendemos a interpretar a nós mesmos, aprendemos a ser menos radicais, menos pessimistas, ou então menos otimistas, e nos tornamos REALISTAS.

Quanto enfrentamos a realidade, transformamos o nosso ser em algo vivo, conectado ao mundo a nossa volta, e aprendemos a transformar sonhos impossíveis em metas possíveis, amores antigos em amigos por quem temos carinho, erros em experiências, e o hoje em momento de busca pelo sucesso.

A bem da verdade é que sem mudar quem somos, descobrimos que a vida pode ser interpretada de vários ângulos diferentes, e então percebemos que há escolhas a serem feitas, cada qual com a sua conseqüência.

Pois bem, a adolescente que parecia viver em crise apenas não sabia, na época, interpretar a vida com mais calma. Hoje, aquela menina tornou-se uma advogada e professora com muitas perspectivas de vida, e muitas escolhas a serem feitas.